quinta-feira, 16 de junho de 2016

Filme "Chronic"



Para mim o melhor cinema é o "Europeu", chamo desta forma, mesmo que não sejam filmes feitos na Europa propriamente ditos, aqueles que têm uma histórioa, que tem silêncios, que têm discussões a sério, argumentos...que nos fazem parar e pensar no final do filme.
Que no final são uma lição para nós, para todos...


Trago-vos mais um exemplo: "Chronic", com o conhecido Tim Roth ("Hateful Eight", "Lie to Me") em a sua profissão é ser um Enfermeiro aparentemente vulgar que cuida de pessoas muito peculiares: com graves limitações - ou na fala, ou na mobilidade.


David (Tim Roth) inicialmente que aparenta ser uma pessoa "de pouca ligação afectiva" e distante, acaba por ser um profissional de saúde de que todos gostam, por ser simples e por agradar aos pedidos dos seus pacientes, mesmo quando isso o pode prejudicar na sua atividade em termos éticos.


É a pessoa que ao início do filme não criamos uma ligação e não simpatizamos mas começamos a perceber ao longo do filme que "a personagem não é assim", é precisamente o oposto e isso agrada-nos e no final já não conseguimos ver o filme sem ela.




No final do filme - a grande lição: o papel de David não era nada fácil mas fê-lo sempre da melhor forma que conseguiu...porque amanhã pode ser ele/nós a precisar...

Sem comentários:

Enviar um comentário