"A forma de pensar que torna as pessoas mais vulneráveis à depressão pode ser contagiosa, sugere um estudo publicado na revista “Clinical Psychological Science”.
Estudos anteriores já tinham demonstrado que os indivíduos que respondem negativamente a eventos stressantes, interpretando esses eventos como o resultado de fatores que não podem alterar e sendo o reflexo da sua própria deficiência, são mais vulneráveis à depressão. Esta "vulnerabilidade cognitiva" é um fator de risco tão potente para a depressão que pode ser utilizado para prever quais são os indivíduos que apresentam um maior risco de, no futuro, sofrerem um episódio depressivo, mesmo que nunca tenham sofrido nenhum episódio antes.
As diferenças nesta vulnerabilidade cognitiva parecem ficar solidificadas no início da adolescência, permanecendo estáveis durante a vida adulta. Contudo, os investigadores da Université de Notre Dame, em França, referem que esta vulnerabilidade pode ser moldável perante determinadas circunstâncias."
ALERT, Maio 2013
Sem comentários:
Enviar um comentário