sexta-feira, 24 de novembro de 2017

O Relógio Biológico (Prémio Nobel da Medicina 2017)



Michael Warren Young, Michael Rosbash, Jeffrey C. Hall


O Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia de 2017 foi atribuído a 3 três investigadores americanos devido à descoberta dos mecanismos moleculares que explicam o funcionamento do do nosso relógio biológico que é único.



"O que todos sabemos é que todos os organismos vivos têm um relógio biológico interno que ajuda a regular o ritmo regular do dia, ao movimento de rotação da Terra.

O ritmo circadiano ou relógio biológico é influenciado por variações da luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

O que talvez nem toda a gente saiba é que estes 3 investigadores americanos conseguiram isolar o gene que controla o seu ritmo biológico diário normal.

Este gene codifica uma proteína que se acumula nas células durante a noite e é degradada durante o dia e funciona com base nos mesmos princípios noutros seres vivos multicelulares, incluíndo os humanos.


Tudo o que vá contra este ciclo natural, aumenta o ritmo de contrairmos cancro, doenças inflamatórias, doenças neurodegenerativas e metabólicas."





Sem comentários:

Enviar um comentário