sábado, 29 de outubro de 2016

Anti-inflamatórios, nova solução para a Depressão?



É claro que é apenas mais um estudo mas eu gosto de pensar que os estudos são pequenos passos para a verdade.

E este faz muito sentido: se pensarmos na Depressão como uma doença que na prática acaba por provocar uma inflamação no nosso organismo então faz sentido que falemos de anti-inflamatórios para a combater - e este estudo vem fundamentar este pensamento.


O Processo
"Quando o organismo é exposto a uma infeção, o sistema imunitário luta para a controlar e a debelar. Durante este processo, as células imunitárias libertam, para a corrente sanguínea, proteínas conhecidas por citoquinas. Este processo é conhecido por inflamação sistémica."


A acção
"Mesmo quando um indivíduo está saudável, o organismo apresenta níveis mínimos destas proteínas ou marcadores inflamatórios que aumentam exponencialmente em resposta à infeção (...)
níveis elevados destas proteínas são mais propensas a desenvolver depressão e psicose na idade adulta. Isto sugere que o sistema imunitário pode ter um papel importante na doença mental."


O tratamento
" (...) a utilização de fármacos contra as citoquinas (proteínas libertadas por algumas células do sistema imunitário) para tratar várias doenças autoimunes inflamatórias.
(...) é cada vez mais evidente que a inflamação desempenha um papel importante na depressão, pelo menos em alguns indivíduos. Este estudo sugere que é possível tratar estes indivíduos com uma nova classe de fármacos anti-inflamatórios, que não aqueles utilizados rotineiramente, como o ibuprofeno."




in "Alert", Outubro 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário