O efeito Mimético tem sido abordado na imprensa nos últimos dias pelo motivo do número de fogos que tem surgido no território nacional, mais concretamente no jornal dos temas que realemente interessam - a edição do "i".
No fundo o fenómeno mimético é um contágio comportamental que por determinado sujeito visualizar demasiadas vezes determinada ocorrência pode levá-lo à acção e a agir de forma semelhante.
Por exemplo:
SUICÍDIO, a divulgação de histórias de suicídio levam a um aumento da probabilidade para que existam mais casos. E o culpado não é só a comunicação social - os filmes também contribuem.
Este fenómeno de mimetismo do suicídio também é conhecido por "efeito Wherther" devido à referência no livro de Goethe "A Paixão do Jovem Wherther", um romance onde o autor alemão descreve um amor não correspondido que culmina no suicídio.
INCÊNDIOS
As imagens de incêndios podem despertar, em pessoas com quadros psicológicos anómalos, o desejos de atear fogos.
FUTEBOL
As invasões de campo, que igualmente decorreram durante o EURO 2016 foram banidas de transmissão para não incentivar mais pessoas a cometer o mesmo acto.
Imagine alguém que está depressivo e que de vez em quando tem ideias suicidas.
O facto de na televisão aparecer imagens de alguém que cometeu um ato terrorista aumenta acessibilidade para resolver o problema da mesma maneira.
Este é um fenómeno apelidado de conversões rápidas.
São pessoas desconhecidas com contextos sociopatas ou psicopatas.
in jornal "i", Agosto 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário