"Á superfície há mais do que parece à primeira vista"
Mudar as percepções
"Quando descreviam a sua depressão, os pacientes de Beck costumavam expressar ideias negativas e inviluntárias sobre si mesmos, do futuro e da sociedade em geral."
"Pensamentos automáticos" era a forma como o psicólogo os definia, ou a forma como os pacientes percebiam as suas experiências (a sua cognição das mesmas), não eram um sintoma de depressão mas sim a chave para encontrar um tratamento eficaz.
Quando Beck aplicou um modelo cognitivo ao tratamento, apercebeu-se de que o primeiro passo para que os pacientes superassem a depressão era ajudá-los a detectar e avaliar o que era real e o que era distorcido nas suas percepções (o que chocava directamente com a psicanálise convencional)."
"Um espelho deformante
"Tal como na depressão, tende a criar uma visão negativa da vida, pelo que os que dela sofrem se sentem ainda mais indefesos."
Com isto queria dizer que as manifestações imediatas da depressão, como os pensamentos automáticos negativos, já proporcionam a informação necessária para o tratamento.
Se estes pensamentos forem examinados e comparados a uma perspectiva objectiva e racional da situação, o paciente poderá reconhecer o quão distorcida está a sua percepção.
P.exemplo:
Um paciente a quem foi oferecida uma promoção profissional pode expressar ideias negativas como "vai ser muito difícil"; "vou fracassar"... uma percepção da situação que cria ansiedade e tristeza.
Entender a promoção como uma recompensa ou como um desafio seria mais racional.
O paciente não se sente deprimido pelo que lhe acontece, mas como o percebe.
"Corrigir as crenças erróneas mitiga as reacções exageradas." A.B.
"A terapia cognitiva poderia ajudá-lo (...) a encontrar uma forma mais realista ou ampla de pensar na situação."
Terapia Racional Cognitiva Comportamental (TRCE)
"Pode também aplicar-se também a outros transtornos, como os relacionados com os problemas de personalidade e até à ezquizofrenia."
"A valorização que as pessoas fazem da mesma situação depende do temperamento.
A teoria de Beck ajuda a questionar as percepções e a desenvolver uma visão mais positiva."
in "O Livro de Psicologia"
Sem comentários:
Enviar um comentário