Uma equipa de investigadores americanos revelaram esta semana que a Cetamina, um metabolito, "é capaz de reverter a depressão sem os efeitos secundários indesejados habitualmente associados a este fármaco".
Para qum está familiarizado este fármaco é utilizado como anestésico e "apresenta grandes efeitos colaterais, nomeadamente alucinações e dissociação, sendo, por isso, utilizado por vezes como droga recreativa. Desta forma, a sua utilização como tratamento da depressão tem sido limitada."
O efeito da Cetamina - que actua sem ser ao nível dos receptores químicos (serotonina, noradrenalina...) - pode tratar a depressão muito rapidamente, dentro de horas após a administração.
Na opinião de Carlos Zaratem, um coautor do estudo, esta descoberta altera o conhecimento de como este mecanismo antidepressivo rápido funciona e poderá conduzir ao desenvolvimento de tratamentos mais robustos e seguros.
Scott Thompson afirma: "durante anos, temos estado à procura de formas de tratar a depressão mais rapidamente e eficazmente. Estes resultados abrem novas e entusiasmantes perspetivas para a primeira nova geração de compostos antidepressivos nos últimos 30 anos”.
in ALERT, Maio 2016
Sem comentários:
Enviar um comentário