
A Depressão é uma doença que surge pelas mais variadas razões e não podemos dizer (salvo raras excepções) que "surgiu" devido a um factor apenas. É uma doença Multifactorial - quase nunca associada a apenas uma causa.
Qualquer das formas, a doença surge ou não surge, mediante determinadas características do indíviduo em relação á sua personalidade. Por exemplo, é provável que um indivíduo com baixa auto-estima seja mais vulnerável de ficar deprimido pelo motivo mais adverso que surja na vida.
É neste sentido que Haim Ginott, professor de Psicologia, na Universidade de Nova Iorque, recomenda que para "que um indivíduo construa um conceito saudável de si mesmo, este durante a infância e o desenvolvimento não deve ser criticado ou elogiado como pessoa, mas sobretudo centrar-se no que ela faz."
Considero também referir que, de forma a percebermos como é que cada adversidade afecta uma pessoa e como é que essa pessoa a interpreta, Martin E. Seligman, professor de Psicologia da Universidade de Pensilvânia estudou o estilo de explicar as situações que nos afectam.
Depende de 3 conceitos essencialmente: Duração, Intensidade e Grau de Responsalidade, daquilo que nos acontece
in "A Auto-Estima" de Luís Rojas Marcos
Sem comentários:
Enviar um comentário