domingo, 18 de julho de 2010

Essências Florais contra Depressão





Preferências à parte, o Jornal "Diário de Notícias" continua a ser desde há muito tempo o meu jornal de eleição por várias razões. E aqui divulgo mais uma razão para gostar dele, uma vez que publicou hoje o artigo: "Essências Florais contra a Tristeza".


Passo a resumir o artigo que foi divulgado no jornal, e ao qual também poderão aceder online (basta clicar no título deste "post"):

"Os florais são um complemento importante no tratamento da depressão. Actuam no campo das emoções partindo do princípio de que a essência floral estimula a autocura."


1. Sentimentos negativos:
"É um fardo que se carrega, uma tristeza que nunca mais acaba, um distúrbio do humor que provoca o isolamento, o derrotismo e o pessimismo. A depressão, que segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), afecta cerca de 20% da População Mundial (...) e cada vez mais se ouve falar da doença e da forma como ela aumenta e se arrasta entre todas as faixas etárias e grupos profissionais. (...) Tantos carregam consigo uma insatisfação constante, atribuindo a tudo e a todos uma culpa que, no fundo, a ninguém pertence. A depressão tira a pessoa da vida, apaga todo e qualquer foco de prazer, anula, amargura. Mas nada disto é irreversível."

2. Ir às Origens
Além da componente meramente fisiológica, relacionada com os neurotransmissores e a produção de serotonina, a depressão exige uma abordagem que tenha como objectivo tratar as emoções e todo o quadro de stress emocional que lhe esteja associado (...) a depressão também tem um fundo emocional, o medicamento vai apenas aliviar os sintomas físicos e suavizar os emocionais, designadamente a apatia face à vida. Não resolve, porém, a causa emocional. É por isso que a procura de terapias alternativas que combatam as causas e não os efeitos dos factores de desequilíbrio tem vindo a intensificar-se (...) a acupunctura, meditação, mentalizações (técnicas de neurolinguística) e os florais são técnicas que restituem ao paciente o amor pela vida, a auto-estima, confiança e visão positiva do futuro.

3. Poder às Plantas

Resgatar a auto-estima e trabalhar as ideias negativas e autodestrutivas que estão na base da depressão é meio caminho andado para o reencontro com a vida, com o prazer de viver. É aqui que entram os florais: (...) um produto geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou arbustos com determinadas características à qual se junta, para efeitos de conservação, brandy ou álcool natural. Pode também utilizar-se vinagre de maçã (...) a administração é feita normalmente por via oral, mais propriamente sublingual. Isto é, coloca-se um determinado número de gotas debaixo da língua quatro vezes por dia.

4. Atitude Mental
O objectivo das essências florais é o equilíbrio das emoções do paciente, procurando eliminar o stress, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, mágoas, medos e ansiedades.

5. 38 Essências Florais:
Edward Bach acabou por desenvolver 38 essências florais que cobrem todos os aspectos da natureza humana. Claro que a utilização de florais é perfeitamente conciliável com medicamentos ou tratamentos da medicina convencional.

Edward Bach (1886 - 1936)


Esta terapia foi criada e desenvolvida entre 1928 e 1936 pelo médico clínico e homeopata de origem galesa Edward Bach, que dedicou a vida à busca de métodos naturais de cura
E. Bach tirou o curso de Medicina na Universidade de Birmingham e estagiou e trabalhou durante alguns anos no University College Hospital.

Para conhecer as essências:
http://www.imt.pt/FloraisBach/florais.htm
Nota: Observar a Essência "MUSTARD"

Sem comentários:

Enviar um comentário